Destaques no SportbuS

sexta-feira, 22 de julho de 2016

SIT São Luís com novo layout

A capital maranhense passa por uma nova mudança no sistema de transporte, com a licitação já encerrada, as empresas deverão trazer os primeiros ônibus novos em algumas semanas e, como pedido em edital, todos deverão vir equipados com ar condicionado, além de 20 ônibus articulados.

Com todas essas mudanças, por mais uma vez, houve a alteração no layout dos ônibus da capital, o que antes era um fundo cinza com detalhes em azul, agora passará a ser amarelo citrus, os veículos novos já serão pintados com esse novo layout, além dos que já operam na capital. As mudanças foram pequenas, como a alteração na fonte do SIT, alteração dos nomes ENTRADA e SAÍDA para EMBARQUE e DESEMBARQUE, as setas que serão fixadas nos vidros das portas, a retirada do fundo branco onde ficam os prefixos e a alteração nos prefixos dos ônibus. A alteração do layout foi celebrada através da portaria N° 245/2016 de 13/07/2016, como anexo I da mesma. 
Os consórcios e empresa, terão seus códigos alterados e serão de acordo com a posição do lote, confira abaixo:

Consórcio Central - Ratrans e Taguatur irão utilizar o código 100
Ex.: 100.001, 100.002...

Consórcio Via SL - Rei de França e São Miguel irão utilizar o código 200
Ex.: 200.001, 200.002...

Consórcio Upaon-Açú - Aroeiras, Rio Negro, Viper, Autoviária Matos, Patrol e Viação Abreu irão utilizar o código 300
Ex.: 300.001, 300.002...

Viação Primor irá utilizar o código 400
Ex.: 400.001, 400.002...

Os prefixos que antes eram de 5 dígitos, serão agora de 6 dígitos, a cor continuará única para todos os ônibus e podendo trazer prejuízos para o usuário, já que alguns tem dificuldade em enxergar os letreiros e se baseiam nas cores dos ônibus, uma medida que poderia ser eficaz, seria a utilização mais rigorosa dos códigos das linhas no ônibus, pois assim, o passageiro não tem tanto a perder.
Em relação ao sistema semiurbano, irá permanecer como está, até ser realizada a licitação que está prevista para 2017, além de um novo layout para o mesmo, que está programado para sair ainda este ano.

Fonte: SportbuS Maranhão

27 comentários:

  1. Todas as linhas da capital terão essa pintura amarelo citrus? Ou só os integrados no terminal do São Cristóvão? Os veículos integrados, por exemplo, no terminal da Cohama também serão dessa cor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, todos os ônibus que operam no sistema municipal, receberão essa nova cor, como foi dito na matéria, será uma cor única.

      Excluir
  2. Quais sao os onibus semourbanos?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os ônibus que possuem como origem, um dos municípios da Região Metropolitana de São Luís (Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar).

      Excluir
  3. Por que não mais o layout azul e cinza? Era bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi decisão da prefeitura, não nos foi repassado o motivo.

      Excluir
  4. Não aparecerá mais o nome das empresas e sim o do consórcio?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, exceto nos veículos do Lote 4 no qual a vencedora foi a empresa Viação Primor.

      Excluir
  5. Desse jeito vão abraçar veladamente as empresas que perderam a licitação!
    Ainda mais sem nenhuma indicação individual como acontece em outros lugares!!!

    ResponderExcluir
  6. Essa licitação só tá piorando ! Tô vendo que isso não vai pra frente !

    ResponderExcluir
  7. Vou fazer este comentario para os companheiros deem suas opinioes: Quanto aos pedidos ja finalizados nas fabricas com antigo layout azul e cinza nao vai atrasar a entregas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não companheiro, os pedidos já feitos que por ventura vierem com o antigo layout, quando chegarem nas empresas em SLZ serão repintados, para ficar com o layout aprovado, que é esse da matéria.

      Excluir
    2. Meu caro companheiro leandro o comentario anterior foi feito exatamente com esta finalidade para atentarmos para um pequeno detalhe que poder fazer um grande diferencia no futuro EX: Voce compra um veiculo branco para ser taxi a cooperativa ao qual faz parte lhe informa que o veiculo deve ser preto consequentemente vc leva para uma oficina para fazer a troca da pintura agora vem o( X ) da questao uma pitura da fabrica a durabilidade e bem superior a uma feita na garagem e em uma cidade com sao luis com 10 anos de uso meu amigo este veiculo tera varias repinturas ate porque este amarelo para uma cidade quente e com alto indice de salitre como a nossa sera varios tons de amarelos principalmente os pintados nas garagens:

      Excluir
    3. Entendo seu comentário Raimundo. Realmente, haverão vários tons de amarelo... Aqui em Teresina, onde eu moro é uma prova disso, nossos ônibus são verdes, e eu vejo nas ruas vários tons diferentes de verde, e dá pra ver claramente a diferença entre um veículo que já veio pintado de fábrica, e um veículo que foi pintado pela empresa que o comprou.

      Excluir
  8. francamente.... eu nem preciso dizer que eles foram infelizes na decisão. Isso só mostra o quanto eles são compromissados com o sistema de transporte coletivo. Detalhe pra perda de tempo em colocar a pintura azul e cinza e que horrível que será todos os onibus amarelos. Quando parece que a coisa ta enfim caminhando...

    ResponderExcluir
  9. Deveria ser como antes,todas empresas com sua própria cor,séria melhor!

    ResponderExcluir
  10. O que vai acontecer agora com os ônibus que já foram pintados de azul e cinza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos deverão receber a nova cor, ou ficar do jeito que estão.

      Excluir
  11. o que importa é que o transporte publico esta ficando com boa qualidade. pintura, cor, isso é o de menor o que importa é a qualidade do serviço

    ResponderExcluir
  12. ola como identificar se um onibus faz parte ou nao do bilhete unico considerando que pouquissimos onibus tem a placa informando

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão