Destaques no SportbuS

quarta-feira, 15 de junho de 2016

Consórcio Upaon-Açú / Viper realiza suas primeiras aquisições

Com o resultado da licitação divulgado desde o dia 03/06, o Consórcio Upaon-Açú liderado pela empresa Autoviaria Matos ganhou a concessão para operar no lote 3, que compreende 30 linhas concentradas na região Cidade Operária / São Cristóvão.

E para o primeiro momento, a empresa Viper adquiriu 10 unidades do modelo Gran Via Midi da fabricante Mascarello e uma unidade do modelo GranMetro da mesma fabricante, sendo esse último montado sobre chassi Volvo B340M, equipados com ar condicionado e elevador para pessoas com mobilidade reduzida. No primeiro momento seriam 14 unidades, mas, houve mudanças. Além da aquisição de 10 Volvos, chegou uma nova informação ao Grupo Sportbus, de que à empresa adquiriu mais 10 unidade do mesmo modelo, só que agora, esses vem montados sobre chassis Volkswagen 17-230 OD Euro V.
E na segunda-feira (13/06), chegou na capital maranhense um veículo do modelo Viale BRT da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Volvo B340M Euro V e ontem pela manhã já estava na garagem da Empresa Viper, líder do Consórcio Upaon-Açú, o veículo estava em Fortaleza realizando teste pela empresa Santa Cecília. 
O veículo encontra-se nas dependências da empresa, aguardando apenas a liberação para dá início as operações, a Autoviária Matos deverá adquirir 1 articulado e os outros 2 ainda estão indefinidos, todos para operação na linha T070 Uema-Ipase como programado pelo edital. 
A Volvo é a única no Brasil a possuir chassis para articulados e bi-articulados com motor central, como é o caso do B340M Euro V. O veículo em questão possui comprimento de 21 metros e capacidade para 165 passageiros, sendo 48 sentados. 
Fonte: SportbuS Maranhão
Atualizado em 31/07/2016 às 16:00

19 comentários:

  1. A melhor noticia do dia.
    Fico muito feliz que as empresas estao cumprindo o contrato. Quer dizer ate agora a viper.as outras ainda nao adqueriram onibus com arcondicionado neim articulados.
    E pelo que vi a viper so adequeriu um com arconcionado no que nao è um bom sinal.mas gostei da iniciativa da viper

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Viper saiu na frente, mas, as outras empresas já estão se organizando para trazerem suas novidades, quanto a Viper, ela adquiriu 14 ônibus com ar condicionado, além de 2 ônibus articulados também com ar.

      Excluir
    2. Muito legal vcs poderem responder muito rapido.
      Sou fan da pagina

      Excluir
    3. Agradecemos ao elogio, acompanhe sempre conosco as novidades e curiosidades do nosso sistema.

      Excluir
  2. Espero nao ter entendido de maneira equivoca a materia,Mas este veiculo de teste em varias capitais esta sendo adquirido pelo consorcio upaon-açu ou ele esta vindo para teste?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tava sendo testado em fortaleza mas foi comprado pela autoviaria matos. O mesmo que aconteceu com um da scania que tava sendo testado aqui em sao luis mas foi comprado pela prefeitura da cidade de porto velho.
      Ele tava sendo testado mas ele ta novo neim placa ele tem ainda. No edital diz que as empresas devem adequerir onibus com no minimo 10 anos de uso.esse foi um bom aproveitamento da viper

      Excluir
    2. O veículo já está sendo negociado com a Viper aqui na capital.

      Excluir
  3. As empresas vencedoras da licitação só começam a operar a partir de dezembro, certo?
    Alguma informação sobre como será a reorganização das linhas (quais serão criadas, reunidas,extintas)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Ainda não existe uma data "x" para que comecem a operar. Quanto à reorganização das linhas, que é chamada de racionalização, deverá ocorrer de forma gradativa, as empresas deverão realizar estudos e propor as mudanças para a SMTT que dirá se aprova ou não, a população também deverá ser consultada.

      Excluir
  4. Quanto a adequação das linhas, gostaria de saber porque a transpremium retirou os ônibus expresso metropolitano do paço do Lumiar da rota general Artur Carvalho aririzal para a cohab são Francisco, sendo que a taguatur e a primor já fazem esse itinerário.acho que os usuários do transporte deveriam ter sido comunicados, e além do mais era muito boa a rota que eles faziam porque o pessoal dessa área não tem ônibus pela bandeira tribuzzi, tem que pegar dois ônibus, tendo que passar por integração e essa rota ajudava muito nesse sentido, pois chegavamos mais rápidos em nosso destino. Sugiro que como tem 10 ônibus operando nessa linha que vocês poderiam colocar 5 pelo aririzal e 5 pela cohab.e pelo que soube também o governador Flávio Dino deixou bem claro que iria operar os 10 carros, mas segundo fiquei sabendo naos estão todos os 10 na linha. Peço que vocês dêem uma fiscalizada na transpremium.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até onde sei, a mob constatou a inviabilidade da linha neste itinerário. Tem até uma matéria aqui no site sobre isso.

      Excluir
    2. Bom dia, como o amigo acima falou, a MOB constatou a inviabilidade da linha e fizemos matéria com bastante antecedência e empresa afixou avisos dentro dos ônibus. Justamente por estar inviável não estava sendo operada em sua totalidade. Agora os 10 veículos estão operando nos dias úteis, sendo 9 fixos e 1 de movimento (esse de movimento também é o reserva, é preciso de frota reserva), aos sábados são 7 e aos domingos são 5.

      Excluir
  5. Que empresas irão fazer aquisições de articulados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas as vencedoras terão que adquirir articulados com ar condicionado. Ao todo serão 20, sendo 5 para cada lote operacional.

      Excluir
  6. Porém a configuração dele não se adequa para nossa capital. Ele tem portas no lado esquerdo, para uso em corredores BRT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem esse detalhe, mas as portas são travadas (por serem elétricas e não estarem sendo usadas, existe um mecanismo que às inutiliza, trazendo segurança para os usuários) e possivelmente serão colocados bancos nos espaços das portas do lado esquerdo.

      Excluir
  7. o que aconteceu com esses mascarello cinza com o layout novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está em fabricação o segundo articulado da empresa.

      Excluir
  8. Olá bomdia onde e que fica está empresa

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão