Destaques no SportbuS

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Menino Jesus de Praga: 50 ônibus novos em 11 anos

Com uma frota total de 47 veículos operantes no sistema urbano da capital maranhense, a Menino Jesus de Praga tem uma grande história no sistema de transporte, nascida através da Gertaxi em 1977 e na década de 1980 tornou-se independente, atualmente opera na região que compreende o Consórcio São Cristóvão.

A partir do ano de 2004, a empresa adquiriu 50 novos para renovação de sua frota, o Grupo SportbuS Maranhão realizou uma pesquisa e fez um levantamento em relação aos modelos adquiridos e chassis, confira conosco.
Em 2004, a MJP adquire suas primeiras 2 unidades do modelo Citmax da fabricante Ciferal, montados sobre chassis Volkswagen 17-210 EOD, receberam os prefixos 32-002 e 32-008 e em 2005, chegam mais 6 unidades do mesmo modelo e chassi que foi pouco adquirido por empresas da capital, os ônibus receberam os prefixos 32-005, 32-014, 32-028 ao 32-030 e 32-041.
No ano de 2006, a empresa muda de encarroçadora, começa a trazer os últimos lançamentos da Busscar e um deles foi o Urbanuss Ecoss, os 3 primeiros adquiridos naquele ano e os últimos montados sobre chassis Volkswagen 17-210 EOD, receberam os prefixos 32-015 ao 32-017.
Em 2007, chegam mais 3 unidades do modelo citado acima, mas, já no novo chassi da Volkswagen, o 17-230 EOD, os ônibus ganharam os prefixos 32-004, 32-018 e 32-020 para as suas operações e no ano de 2008, chegam as últimas unidades do modelo, nesse ano foram 10 ônibus adquiridos, totalizando 16 veículos do modelo comprados pela MJP, os últimos receberam também os chassis Volkswagen 17-230 EOD e prefixos 32-007, 32-009 ao 32-011, 32-013, 32-027, 32-033, 32-036, 32-037 e 32-043.
No ano de 2008, além do Urbanuss Ecoss, também foi adquirido 2 unidades do modelo Urbanuss Ecoss II, um modelo totalmente raro na Ilha e que foram os últimos lotes a serem fabricados pela Busscar no Brasil, receberam os chassis Volkswagen 17-230 EOD e prefixos 32-045 e 32-046 e em 2009, mais 5 unidades chegam na garagem da empresa, possuindo os mesmos chassis e com os prefixos 32-047, 32-048, 32-051, 32-054 e 32-055.
Com a precariedade na fábrica da Busscar, a empresa decide tomar novos rumos e testar outros tipos de carrocerias, assim, em 2009 adquire 2 unidades do modelo Mega 2006 da fabricante Neobus, montados sobre chassis Volkswagen 17-230 EOD e prefixos 32-025 e 32-056.
Não tornando-se muito fã da última aquisição, começa a apostar na fabricante Mascarello e assim, adquire 4 unidades do modelo Gran Via Midi em 2010 da encarroçadora paranaense montados sobre chassis Volkswagen 17-230 EOD, os veículos receberam os prefixos que vão do 32-057 ao 32-060 mas, não chegaram a operar pela empresa, pois em 2011 foi aberta uma nova filial com o nome Gemalog e os veículos foram repassados à ela.
As aquisições nos anos de 2011 e 2012 foram destinadas à empresa Gemalog. A MJP torna a receber veículos novos em 2014, com a aquisição de 3 unidades do mais recém lançado Gran Via Midi 2014 da fabricante Mascarello, montados sobre chassis Volkswagen 17-230 OD Euro V e tornando-se os primeiros ônibus da empresa a poluírem menos, obedecendo a norma Euro V (Proconve P7).
E finalizando, em 2015 foram adquiridos mais 10 unidades do mesmo modelo e chassi da última renovação, recebendo os prefixos que vão do 32-058 ao 32-067 e por curiosidade, foram os últimos ônibus do SIT - Sistema Integrado de Transportes, a receberem o padrão antigo.
Fonte: SportbuS Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão