Destaques no SportbuS

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Dataprom suspende sistema de bilhetagem do semiurbano

E na manhã de hoje, as empresas foram surpreendias com a suspensão do sistema de bilhetagem eletrônica do sistema semiurbano da Grande Ilha (Paço do Lumiar, Raposa e Ribamar), a suspensão dos serviços afetou as empresas que não puderam cobrar as tarifas e a população, que no período da manhã teve dificuldades para chegar aos seus destinos.

Em contrapartida, houve um "benefício" para os passageiros que utilizam os ônibus das linhas semiurbanas, que foi a conhecida catraca livre, já que não era possível realizar a cobrança da tarifa. Segundo informações, o desligamento se deu pela ausência de contrato entre a empresa e o SET, e que o serviço estava sendo feito de forma emergencial, além de atrasos nos pagamentos que começaram desde Janeiro do ano passado.
As empresas prestadoras do serviço semiurbano são: 15 - Aroeiras, 20 - Trans Requinte, 22 - Marina, 24 - Viação Pericumã, 35 - Taguatur, 37 - Primor, 39 - Maranhense, 40 - 1001 Expresso, 46 - Solemar, 56 - Tapajós, 63 - Viação Abreu, 67 - São Benedito e 81 - TransPremium. O SET e a MOB já acionaram o Ministério Público do Maranhão para tomar as medidas jurídicas e assim, resolver esse impasse o quanto antes.
Pela manhã era possível ver ônibus do sistema urbano, como os da empresa 36 - Viação Primor e 34- Taguatur operando em linhas do semiurbano, para assim continuar cobrando a tarifa, os veículos foram recolhidos por volta das 11:30 da manhã. Para os busólogos, foi uma volta ao tempo, quando a Primor, no começo da integração das linhas semiurbanas, operava com a padronização vermelha e código 88, até o momento, não há previsão para que o sistema volte a funcionar.
Apenas a Maranhense (39) permanece cobrando tarifa, pois uma das linhas da empresa não foi bloqueada.

Fonte: SportbuS Maranhão

5 comentários:

  1. Houve um pequeno erro na colocação do código da PRIMOR semi hurbano que no caso é 37 e não 36 como citado na matéria!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!

    Gostaria de saber porque foi mudada a rota do expresso metropolitano do paço do Lumiar: *CIDADE VERDE-MAIOBÃO* da rua do aririzal para a cohab, pois quebrou a perna de muita gente que mora aqui pro lado do turu e trabalha no jaracati, era rápido pois não tínhamos que ir até os integrações para poder pegar outro coletivo até o jaracati.se tem 10 ônibus operando nessa linha coloca 5 pela cohab e 5 pelo aririzal. Desde já agradeço pela compreensão de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. A MOB (Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana) constatou inviabilidade na linha e em pesquisa de "Origem X Destino" dos moradoras de onde a linha nasce (Cidade Verde / Maiobão) perceberam que itinerário não estava atendendo às necessidades da população dessa região.

      Excluir
    2. Se dividir a quantidade dos ônibus entre dois itinerários o espaço entre um ônibus e outro ficará muito grande e haverá reclamações.

      Excluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão