Destaques no SportbuS

segunda-feira, 11 de abril de 2016

São Miguel testa ônibus híbrido

A Transporte Urbano São Miguel inicia hoje, testes com um ônibus hibrido do modelo Viale BRT da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Volvo B215RH, o veículo realizou um passeio inaugural no último sábado (09) com os busólogos de Uberlândia - MG, cidade onde se localiza a sede da empresa.

O veículo recebeu o prefixo 2100 e deve inciar operações na linha T123 Algar Tech/Term. Central (via FMC) - Expresso e possui 5 portas, sendo 3 do lado direito e 2 do lado esquerdo do veículo. A empresa pertence ao grupo Duarte, que também possui empresas na cidade de São Luís - MA, (1001 Expresso/Solemar/Rei de França).
O funcionamento do chassi híbrido da Volvo ocorre da seguinte maneira, ao arrancar, o ônibus é movido pelo motor elétrico. O alto torque proporciona uma partida macia e silenciosa. A partir do momento em que uma determinada velocidade é atingida, cerca de 20 km/h, o motor diesel entra em operação. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em paradas de embarque ou nos semáforos, o motor diesel é desligado.
Em pesquisas realizadas na Europa, o modelo consome até 35% menos combustível e emite até 50% menos gases poluentes que os ônibus convencionais em operação na Europa. O uso reduzido de energia e as baixas emissões são certamente os principais benefícios do Volvo Hibrido. As emissões de CO² e NOx são drasticamente reduzidas, obtendo índices de até 50% inferiores em relação aos limites permitidos na Europa.

Fonte: SportbuS Maranhão/Volvo Buses

Um comentário:

Top 10 da semana SportbuS Maranhão