Destaques no SportbuS

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Linha: T036 Maracanã/Merc. Central

O bairro do Maracanã é considerado um dos mais antigos da capital maranhense, localizado na área da Zona Rural de São Luís, concentra uma das maiores festas realizadas no bairro, a tradicional Festa da Juçara, realizada no 2° semestre de cada ano, por volta dos meses de Outubro e Novembro e em 2016 completa 47 anos de tradição.


Em 1975, o bairro ganha a sua primeira linha de ônibus, operada na época pela recém chegada empresa Taguatur, a linha Maracanã, que não possuiu registro de código na época. Por cerca de 30 anos, a linha ficou em poder da empresa e com a criação do Terminal Distrito Industrial, houve alterações, deixando de operar a Taguatur e dando início à empresa Santa Clara, que é filial da mesma.
A alteração se deu pelo fato da empresa ser operadora na região do Distrito Industrial, mas, havendo como desvantagem a grande quantidade de km morta, já que o ponto final da linha fica mais próximo à garagem da empresa Taguatur. Por cerca de 9 anos a linha foi operada pela Santa Clara e no começo do ano de 2016 retorna a sua verdadeira dona.
Com a nova alteração, veículos da empresa Santa Clara foram remanejados para a Taguatur, para assim manter os veículos operantes e não haver um desfalque na frota da 34, atualmente é operada por 5 ônibus com a primeira viagem às 05:00 e a última às 22:10 e com um itinerário saindo do Maracanã (algumas viagens, os ônibus vão até a Vila Maranhão), Terminal Distrito Industrial, BR-135, Av. Guajajaras, Av. Santos Dumont, Anil, João Paulo, Av. Kennedy, Areinha, Ceprama, Mercado Central, Terminal Praia Grande e retornando pelo mesmo roteiro, com um diferencial, o veículo retorna pela Rodoviária e não pela Av. Santos Dumont.
Com o aumento da demanda no bairro, foram criadas linhas alimentadoras, como a A337 Maracanã/Terminal Distrito e A341 Residêncial Amendoeiras/Santo Antônio/Terminal Distrito, que antes eram operadas pela empresa Santa Clara e passaram a ter suas operações pela Taguatur.

Fonte: SportbuS Maranhão

3 comentários:

  1. Uma dúvida, são quantas garagens que tem a taguatur?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui na capital são 2, em Teresina 1 e no Goiás tem 2 e 1 em construção

      Excluir
  2. Essa linha A337 antes era operada pela ratrans circular/zona rural e ia pelo maracana era antigamente o 34 quem rodava nela

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão