Destaques no SportbuS

sábado, 9 de abril de 2016

Linha: A993 Upaon-Açú

Iniciada na década de 90, uma linha que atendia ao bairro Upaon-Açú no município de Paço do Lumiar, um bairro que se concentra na região do Maiobão e era operada inicialmente pela empresa Santa Clara.

Por um período, à Santa Clara ficou impedida de circular em sua única linha, no ano de 1993, por alegações das empresas Taguatur, Ipanema e Gonçalves que estaria havendo uma concorrência desleal, tirando passageiros das linhas dessas empresas citadas, enquanto a empresa que recebeu a concessão da linha Upaon-Açú, garantiu que não havia irregularidades na autorização da linha e muito menos, o atrapalho no trajeto de outras linhas.
Na época, o roteiro do Upaon-Açú era o seguinte: Maiobão, Av. Guajajaras, Rodoviária, João Paulo, Av. Kennedy e Rua da Paz. Com toda essa confusão, para a comunidade não ficar sem transporte, foram selecionadas 3 empresas para fazer o serviço, são elas a Julle com 2 ônibus, a Maranhense com 3 ônibus e a Cisne Branco com 4 ônibus na linha, dando um total de 9 veículos.

Com a saída da empresa Santa Clara da área, tempos depois, a linha foi assumida pela empresa Araçagi e continuava o seu trajeto pela Linha 3, sendo que desde a criação da mesma até meados de 2001, a linha era a única a sair ou entrar no Maiobão pela Avenida 10 ou a tradicional Linha 3.
Com a inserção das linhas semiurbanas no Sistema Integrado de Transporte (SIT), a linha passou a ter caráter alimentador, ou seja, o ônibus sai do bairro, indo até o Terminal de Integração e retornando ao bairro, opera com 2 veículos de Segunda a Sábado, a partir das 06:00 com um intervalo de 40 minutos em cada viagem, sendo um em cada avenida do Maiobão, Av.13 (Linha 1) e Av. 12 (Linha 2) e aos Domingos e feriados, opera apenas 1 veículo. De 6 em 6 meses a linha sofre rodízio de empresas operantes na área, por 1 semestre fica em posse da Viação Primor e no outro a empresa Taguatur.
Fonte: SportbuS Maranhão

Um comentário:

  1. Um registro Sportbus. Não recordava da época da saída da Santa Clara do Upaon-açu. Ainda usufruí deste serviço, pois morava no Jardim São Cristóvão e estudava no Maiobão. Parabéns pelo trabalho. :)

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão