Destaques no SportbuS

sábado, 5 de março de 2016

Um pouco sobre a Vale do Tietê

A empresa Vale do Tietê nasceu no ano de 1986, ela foi criada pela Viação Bonavita para assumir as linhas da Viação Anhanguera que foram cassadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
Os ônibus mais novos da Viação Anhanguera foram acrescentados aos ônibus da Bonavita na época, recebendo a pintura da Vale do Tietê, e os mais antigos (monoblocos O-362 e O-355) foram vendidos. A princípio toda a frota era de Mercedes, mas a Bonavita, que já era cliente da Scania na época, começou a renovar a frota da nova empresa com veículos Scania, em carroceria da Nielson.
Em mais alguns anos todas as linhas dela para a capital paulista estavam com ônibus Scania, os Mercedes foram mantidos somente na linha Itu x Jundiaí por ser trajeto menor e com muitas paradas na estrada. Para não misturar aos prefixos da Viação Bonavita na época (prefixos 300 e 400, havendo 500 também no setor urbano de Campinas), a empresa optou por numerar os carros da Vale do Tietê a partir do prefixo 601, sequência que teve continuidade até hoje, que está já na série 800.
A Vale do Tietê mantêm quase todas as linhas que eram da Viação Anhanguera: São Paulo x Itu via Castelo Branco, SP x Itu via Bandeirantes e Jacaré, SP x Itu Salto, SP x Salto, SP x Boituva, SP x Porto Feliz, SP x Tietê, SP x Laranjal Paulista e SP x Botucatu. Extinguiu a linha SP x Itu via Pirapora e criou a linha SP x Iperó via Boituva, além de outra ligando Itu ao ABC. Além dessas linhas para a capital, mantêm a Itu x Jundiaí e Jundiaí x Jacaré. Não tem ônibus de característica suburbana (de duas portas), somente rodoviários.
A empresa Cisne Branco, com sede na cidade de São Luís, capital do estado do Maranhão, pertence ao Grupo NIFF do empresário Constantino de Oliveira. Entre os anos de 2008 e 2009, a Cisne Branco trouxe algumas unidades do modelo El Buss 320 da fabricante Busscar, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1721, que pertenceram a empresa Vale do Tietê, a empresa deixou tanto a pintura quanto os prefixos dos veículos intactos, fazendo alteração apenas no nome da empresa.
Fonte: SportbuS Maranhão/George André

Um comentário:

  1. Belas informações amigo, gostei dessa história. Abraços! www.flogao.com/nomundodosonibus

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão