Destaques no SportbuS

sexta-feira, 4 de março de 2016

Série: Relembrando os velhos tempos - Empresa TransLuminense

Em nossa série de hoje, iremos mostrar um pouco sobre a extinta empresa TransLuminense, uma empresa legítima do município de Paço do Lumiar, empresa que pertenceu a região metropolitana da capital maranhense, confira conosco essa viagem ao passado.

O grupo SportbuS tentou encontrar informações sobre o início da empresa na região, mas não encontramos tais fatos. O início da empresa pode ter sido entre as décadas de 80 e 90, onde a TransLuminense operava em linhas na região, como Iguaíba/Paço do Lumiar/Ceprama e Mojó/Paço do Lumiar. As linhas na época não tinham códigos.
A frota da empresa sempre foi pequena e com modelos variados de ônibus, em imagens encontradas no arquivo do Grupo, podemos constatar modelos como o Amélia e Gabriela da fabricante Caio montados sobres chassi Mercedes-Benz e um veículo de carroceria Condor modelo Urbano, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1113, todos esses da década de 80.
Pela década de 90, a empresa já possuiu veículos do modelo Vitória (2 unidades) da fabricante Caio, montados sobre chassis Mercedes-Benz OF-1315 e OF-1318, uma unidade do modelo Torino GV da fabricante Marcopolo, montado sobre chassi Volkswagen 16-180CO e modelo Svelto 1996 da fabricante Comil, montado sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721.
Na década de 2000, a empresa não fez mais aquisições de ônibus e veio trazendo de outros estados microônibus para as operações na empresa, uma curiosidade é que os ônibus não possuíam prefixos de ordem, já nos micros, a empresa passou a colocar uma ordem de prefixos que não durou muito e retornaram a não colocar os números.
Com a entrada dos 3 municípios da Grande Ilha no Sistema Integrado de Transportes (SIT), a empresa teve que se adequar as novas regras de operação. Ao todo foram 5 veículos padronizados na cor azul-marinho (representante do município de Paço do Lumiar) e os veículos prefixados do 22-001 ao 22-005, com a linha A964 Iguaíba/Terminal Cohab. Infelizmente não durou muito e a empresa teve que fechar as portas e a linha entregue para a empresa Maranhense, a empresa União ficou responsável pela linha do Mojó.
Fonte: SportbuS Maranhão

3 comentários:

  1. Essa pintura mais antiga da Transluminense era praticamente idêntica à pintura da Upaon-Açú, a unica diferença era que no lugar do verde era azul.

    ResponderExcluir
  2. Sei onde é essa empresa os onibus estao se acabando lá.

    ResponderExcluir
  3. A transluminense pertencia a dois irmaos, sendo que os ônibus tinham cores verde fraco e escuro para diferenciar. Os caios vitoria eram ex: taguatur! A empresa possuia um marcopolo torino gv da wolks, que foi comprado zero kilómetro mais dois comil svelton mercedez tambem zero kilometro, no ano de 2001 comprou mais dois comil pia zerados, cheguei a ver esse veiculo outro dia levando funcionarios da psiu. Quando as vans entraram em iguaiba o dono da empresa fez besteira, vendeu os comil com o marcopolo e comprou micro onibus do estado do ceara e goias ,logo depois veio o terminal da cohab e ele teve que vender alguns volare que tinha comprado no estado de goias. E comprou 2 ciferal mercedes e 1 marcopolo mercedes padronizando na cor do terminal da cohab, chegando até usar micro onibus no terminal, a empresa acabou falindo. E os veiculos vendidos.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão