Destaques no SportbuS

sexta-feira, 11 de março de 2016

Série: Relembrando os velhos tempos - Os Thor da Viação Pelé

Último modelo de coletivo a ser fabricado pela encarroçadora Engerauto, o Thor se tornou um grande sucesso na capital maranhense, modelo esse adquirido por várias empresas como a Brasileiro (52), Gonçalves (26), Autoviaria Matos (28), entre outras do sistema antigo. O Thor possui traços modernos para a época, além de semelhanças com outros modelos, como o Torino GV da Marcopolo.
Em 1996, a Viação Pelé adquiriu duas unidades do modelo para a sua frota, com a aquisição de veículos oriundos da cidade de Caucaia-CE, da empresa Vitória, a Pelé adotou a pintura da mesma para os seus veículos e assim, os Thor vieram, com os prefixos 58011 e 58012 para operarem na única linha da empresa na época, a 706 Divinéia.
Os veículos foram montados sobre chassis Ford B-1618, chegaram a receber a pintura da bacia Cohama/Vinhais. A empresa também teve um terceiro ônibus do modelo, com o mesmo chassi dos outros, recebendo o prefixo 58006, o veículo pertenceu a empresa Mouraújo (14005) e operou por pouco tempo na Pelé, sendo aposentado em meados de 2005.
Fonte: SportbuS Maranhão

Um comentário:

  1. Deveria ter um museu para esses bus antigos. Ficam se deteriorando nas garagens. Isso é um crime! Hehehe

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão