Destaques no SportbuS

sábado, 12 de março de 2016

Primeiras linhas circulares da Ilha

Datadas do ano de 1984 pelo DMT (Departamento Municipal de Trânsito) já extinto e que dá lugar atualmente à SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), as primeiras linhas circulares da Ilha de São Luís, denominadas de Circular I e Circular II.
Na época, a linha foi concedida à empresa Expresso Rodoviário 1001 LTDA, que até hoje tem a concessão, ou seja, opera na mesma por 31 anos, completando 32 anos de operações em Maio. As linhas foram criadas para atenderem os principais corredores de transporte da cidade de São Luís.
Antes da criação do Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, os pontos finais das duas linhas eram localizados: Circular I próximo a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Circular II na saída da Rua do Fio para a Av. Jerônimo de Albuquerque. Vale ressaltar que, com a criação do primeiro Terminal de Integração da Ilha, a linha 806 Circular I foi uma das primeiras a serem integradas.
Na época a linha 806 Circular I tinha como roteiro as Avenidas Jerônimo de Albuquerque, Carlos Cunha, Colares Moreira, Castelo Branco, Ponte José Sarney, Beira Mar, Senador Vitorino Freire, Terminal da Praia Grande, Rua das Cajazeiras, Rua Senador João Pedro, Av. Getúlio Vargas, Av. João Pessoa, Av. Edson Brandão, Av. Casemiro Júnior, Estrada de Ribamar, Rua Frei Hermenegildo, Estrada de Ribamar e Av. Jerônimo de Albuquerque.
Já a linha 808 Circular II possuía o seguinte roteiro, seguindo pela Av. Jerônimo de Albuquerque, Estrada de Ribamar, Rua Frei Hermenegildo, Estrada de Ribamar, Av. Casemiro Júnior, Av. João Pessoa, Av. Getúlio Vargas, Rua Grande, Tv. do Galpão, Av. Silva Maia, Rua Rio Branco, Rua Independência, Rua Coelho Neto, Av. Beira Mar, Ponte José Sarney, Avenidas Castelo Branco, Colares Moreira, Jerônimo de Albuquerque, Tv. Popular, Rua do Fio.
Com a criação e inauguração do Terminal de Integração Cohab/Cohatrac, os pontos finais das linhas foram deslocados para o Terminal, sem alterar o roteiro (salvo pequenas excessões), com a linha Circular I sendo integrada primeiro e depois a linha Circular II, tempo depois, o ponto final da linha C087 Circular 1 foi deslocado para o Terminal de Integração da Praia Grande, como é até hoje, sendo que aos finais de semana e feriados, as duas linhas se concentram no Terminal da Cohab.
De sua criação até o ano de 2005, a linha possuía uma boa quantidade de veículos para suprir a demanda e com constante renovação da frota, cerca de 11 veículos para cada linha incluindo seus movimentos. De 2005 até hoje, as duas linhas não sofreram nenhuma renovação e houve redução da frota para reduzir gastos, onde no máximo há de 8 a 9 veículos nas linhas incluindo movimentos.
Fonte: SportbuS Maranhão/Cepimar

2 comentários:

  1. Adorei a matéria muito bom gente tem alguma novidade da licitação do transporte público que ficou de sair no dia 10.realmente saiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nenhuma, licitação essa que foi adiada novamente.

      Excluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão