Destaques no SportbuS

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Um pouco sobre o Grupo Constatino

Nascido de família humilde em Patrocínio, seu contato com o transporte se iniciou com um caminhão para transporte de carga agrícola. Quando observou que o transporte de passageiros trazia mais lucros, decidiu entrar nesse ramo, nascendo assim as atividades do Expresso União.
Com sua sabedoria em administrar a Empresa, e por trabalhar sempre dentro da regularidade, foi crescendo até se tornar o grande Grupo administrador de empresas de ônibus, sendo o maior do Brasil. O Expresso União tomou força no Estado de Minas Gerais, e o Constantino foi adquirindo grandes empresas em Estados vizinhos onde observava o crescimento e expansão da população, como a Princesa do Norte, no Paraná, a Reunidas Paulista, a Piracicabana, Manoel Rodrigues, Empresa Cruz, Penha, Kaiowa, Viação Zona Sul Urbana, entre diversas outras.
Não se esquecendo também do setor aéreo, onde seu filho trabalhou e estudou nos Estados Unidos, em uma Companhia de Aviação que trabalhava com os custos baixos de tarifas, ganhando conhecimento e criando a GOL linhas aéreas no Brasil, onde rapidamente cresceu e ganhou o Mercado, e futuramente veio a compra da VARIG, também pelo Grupo Constantino.
Uma grande aquisição realizada em 1990/1991 foi a compra da Breda Turismo, uma grande empresa do setor de Fretamento e rodoviário ligando as cidades de SP e baixada Santista, na época com uma frota de aproximadamente 1.000 ônibus, administrada inicialmente por seu filho, Ricardo Constantino, que mudou o cenário com a renovação de 25% da Frota, com ônibus novos e confortáveis (monoblocos da MBB).
A chegada do grupo a capital paulista começou logo na virada da década de 80 para 90, com a aquisição das linhas da Expresso Aliança ligando Passos e Piumhi a São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. Uma característica das empresas do Constantino sempre foi a diversidade de carrocerias e chassi.
Texto: Mauro Alcaraz, com adaptações de George André Savy
Sportbus Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão