Destaques no SportbuS

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Novas linhas para o Expresso Metropolitano

Recentemente, foram divulgadas as novas linhas para o serviço Expresso Metropolitano que servirão as cidades de Raposa e Paço do Lumiar, onde serão apresentadas na próxima semana pelo Governo do Estado através de solenidade.
Uma linha contemplará a cidade de Paço do Lumiar, que será operada pela empresa TransPremium.

Itinerário Linha Expressa II – Paço do Lumiar

Ponto de Partida/Ida: Viva Maiobão, Avenida 13, Avenida 03, Avenida 02, Avenida 08, Avenida Contorno Leste, Avenida 01, Vila Epitácio Cafeteira, Avenida do Sindicato, Avenida Doihara, Conjunto Cidade Verde, MA-204, Avenida General Arthur Carvalho, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Rua Celso Paiva, Rua do Aririzal, Avenida Daniel de La Touche, Via Expressa, Avenida Carlos Cunha, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Camboa, Avenida Venceslau Braz, Rua Grande, Rua Silva Maia, Praça Deodoro, Rua Rio Branco, Avenida Beira-Mar, Terminal de Integração da Praia Grande (externa).

Volta: Terminal de Integração da Praia Grande (externa), Anel Viário, Rua das Cajazeiras, Rua Senador João Pedro, Avenida Venceslau Braz, Avenida Camboa, Ponte Bandeira Tribuzzi, Avenida Carlos Cunha, Via Expressa, Avenida Daniel de La Touche, Rua do Aririzal, Rua Celso Paiva, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Avenida General Arthur Carvalho, MA -204, Conjunto Cidade Verde, Avenida Doihara, Avenida do Sindicato, Vila Epitácio Cafeteira, Avenida 01, Avenida Contorno Leste, Avenida 08, Avenida 02, Avenida 03, Avenida 13, Viva Maiobão.
Para a cidade de Raposa, a empresa Maranhense será a responsável pelo serviço, contemplando o município com a linha Raposa/Holandeses. A tarifa para as duas linhas está programada para R$ 2,80.

Itinerário Linha Expressa III – Raposa

Ponto de Partida/Ida: Porto da Raposa, Avenida Principal da Raposa, MA-202, Avenida dos Holandeses, Avenida Colares Moreira, Avenida Castelo Branco, Ponte José Sarney, Avenida Beira-Mar.

Volta: Terminal da Praia Grande (externa), Rua das Cajazeiras, Rua Senador João Pedro, Rua Grande, Rua Silva Maia, Praça Deodoro, Rua Rio Branco, Avenida Beira-Mar, Ponte José Sarney, Avenida Castelo Branco, Avenida Colares Moreira, Avenida dos Holandeses, MA-202, Avenida Principal da Raposa, Porto da Raposa.
Desde Agosto de 2015 foi lançado o projeto, contemplando primeiramente a cidade de São José de Ribamar, com a linha 958 Ribamar/Rodoviária, operada pela empresa Trans Requinte.
Todos os ônibus do Expresso Metropolitano são equipados com ar condicionado, três portas, elevador para cadeirantes e contarão com rastreamento via GPS para que o usuário possa consultar através do aplicativo Meu Ônibus MOB o horário e a parada onde passará o próximo ônibus, os veículos das empresas TransPremium e Trans Requinte possuem tomadas para recarga de dispositivos eletrônicos.
No último sábado (05), as linhas de Paço do Lumiar iniciaram suas operações em caráter experimental, saindo do Viva Maiobão e seguindo seus roteiros. Na terça-feira (08), iniciou a linha da Raposa com os veículos da empresa Maranhense e na próxima segunda-feira (14), cobrando o valor de R$ 2,80 inicia a linha definitiva de Paço do Lumiar (vide roteiro acima), com 10 ônibus da TransPremium em operação, a opção de outro itinerário será estudado em breve pela MOB, já que a linha experimental não foi aprovada. Sem dúvida alguma essa linha expressa que irá atender ao município de Paço do Lumiar, já garante uma melhoria significativa no transporte coletivo da região, assim como os demais municípios, não somente pelas características dos ônibus, mas, sobretudo, pelo conforto e um pouco mais de rapidez, algo que seria completo com a segunda linha pela Cohab, sendo um complementar para a população da região, que infelizmente não pôde dá continuidade. Em breve, horários da linha serão divulgados.

Fonte: SportbuS Maranhão/Governo do Estado
Atualizado em: 11/03/2016 às 13:40

32 comentários:

  1. A linha Jardim Tropical também terá Expresso Metropolitano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o momento, não há nada para o bairro, vamos torcer para que a terceira linha possa chegar até lá.

      Excluir
  2. Podia ter uma linha Nova Terra/Jd.Tropical que tambem sao da Regiao Metropolitana.

    ResponderExcluir
  3. Era uma boa se eles colocassem de volta a linha raposa rodoviária

    ResponderExcluir
  4. E ai como faço para trabalhar nessa empresa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode está se dirigindo até a empresa e deixar currículo na portaria, caso estejam precisando de funcionários.

      Excluir
  5. Qual o motivo de dois tipos de pintura? Acho que deveriam ter prefixos diferenciados, a exemplo do Rio. Lá tem a sigla do estado. Ex. RJ 203.032. Aqui poderia ser MA 039.132. Só uma sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão das duas pinturas foi um erro da MOB. Em relação a sua sugestão, iremos repassar e ver o que eles dizem sobre esse tipo de prefixo. Obrigado pela participação.

      Excluir
  6. Esse expresso II Paço do Lumiar tinha que passar pelo São Francisco também, é muito complicado pegar ônibus no terminal da cohama pra ir para o mirituia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem muitas necessidades, várias origens com destinos diferentes, mas não é criando muitas linhas que acabam se sobreponto (como já ocorre no SIT São Luís) que se resolve esse problema, e pelo visto a MOB está tendo esse cuidado, além de que esse é um serviço especial.

      Excluir
  7. Bem que poderia uma dessas linhas passar pela rua boa esperança em vez da Rua do Aririzal. Essa rua é servida somente com uma linha e o ônibus que a 1001 expresso disponibiliza é muito ruim, é o 42351.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A linha A552 possui 3 ônibus, sendo um da empresa 1001 Expresso e 2 da empresa Viação Primor, todos eles pegam um pequeno trecho da Rua Boa Esperança.

      Excluir
    2. Pequeno trecho mesmo, muito pequeno. Obrigado pelas respostas e continue com o bom trabalho.

      Excluir
  8. acredito que o serviço poderia ser disponível também para a zona rural de são luís, em um sentido que saísse da br-135, atendendo os bairros da região e indo pela vila maranhão, até a area itaqui bacanga e centro da cidade. Vejo como uma opção ao serviço, e uma opção de trajeto já que não existem muitas opções pros moradores daquela área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zona Rural de São Luís é de competência da Prefeitura de São Luís, o serviço Expresso Metropolitano é de iniciativa do Governo do Estado para atender as Regiões Metropolitanas.

      Excluir
  9. Olá eu até estou gastando de te ônibus aqui no paço lumiar. Mas só não gostei mas pq eu eu moro no residencial cidade Verde. E meu serviço e no bairro de Fátima perto na avenida kennedy. E minha família também mora la do bairro de Fátima. Ainda não vai facilitará a minha irda e volta para meu trabalho. E ele nem é integral. Meu Deus o que eu faço para trabalhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bom?
      Essas linhas vão ajudar em muito essa região do Cidade Verde/Maiobão. Quanto a sua falta de opção para ir ao trabalho ou visitar os familiares de forma direta e mais rápida ainda não é possível, mas calma rsrs, a Lei que cria o Bilhete Único Metropolitano já foi criada, é só questão de tempo e estudos para que esse serviço possa começar a beneficiar os usuários da Região Metropolitana de São Luís. Obrigado pela visita e continue nos acompanhando ;)

      Excluir
  10. A Linha Expressa II ainda está funcionando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As linhas do Expresso Metropolitano que estão em operação são as seguintes:
      954 - Maiobão/Aririzal
      956 - Raposa/Holandeses
      958 - Ribamar/Rodoviária

      * a segunda linha de Paço do Lumiar, que ia pelo São Francisco, não foi aprovada pela MOB com a justificativa de que já existem outras empresas (Primor e Taguatur) prestando o mesmo serviço (itinerário), mas não foi descartada a criação dessa segunda linha para o município.

      Excluir
  11. Quando a linha expressa II vai estar no App Mob. Sérgio Falcão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que houver todas as paradas e horários definidos, além da instalação dos módulos nos ônibus para o GPS, a linha estará disponível no aplicativo.

      Excluir
  12. Respostas
    1. Ribamar / Rodoviária começa às 04:50
      Cidade Verde / Band. Tribuzzi às 05:35
      Raposa / Holandeses às 05:30

      Excluir
  13. quais os horários na média da linha da raposa ?

    ResponderExcluir
  14. Qual o horário que encerra o expediente dos ônibus qual p horário da ultima rota ?

    ResponderExcluir
  15. Estou pensando em ir morar na Cidade Verde/Maiobãos porém tenho dúvidas sobre o transporte, lá é bom de transporte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a região é bem servida de linhas de ônibus para o Shopping São Luís, Terminais Cohab e Cohama e outras localidades, possuindo veículos com ar condicionado.

      Excluir
  16. Seria ótimo se criasse uma linha para cidade de Bacabeira e Barreirinhas que afinal também fazem parte da região metropolitana da grande São Luís.

    ResponderExcluir
  17. Por que não tem a linha Maiobão via holandeses?

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão