Destaques no SportbuS

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Série: Conhecendo os bairros - Vila Nova e adjacências

Em mais uma matéria da nossa série Conhecendo os bairros, hoje iremos mostrar um pouco sobre a região da Vila Nova, principalmente focando no transporte coletivo daquela região, confira conosco.
O bairro da Vila Nova deu-se início na década de 70, localizada na área Itaqui-Bacanga e o transporte nessa área era feito pela empresa São Joaquim, onde, em 1972 a Taguatur compriu as linhas junto com os veículos da empresa e assim foi crescendo na área. Até os dias de hoje a empresa Taguatur tem suas operações na região da Vila Nova, apenas uma linha tem a concessão da empresa São Benedito.
Antes da criação do Sistema Integrado de Transportes (SIT), a linha que atendia o bairro Vila Nova era única, mas, com várias ramificações, como exemplo as linhas 308 Vila Nova via Vila Ariri e 308 Vila Nova via São Mateus. A 308 Vila Nova/Expresso, linha essa que pegava passageiros até a última parada antes de sair do bairro e depois só desembarcava no Terminal de Integração da Praia Grande e 308 Vila Nova/Deodoro, ambos iam pela Ilha da Paz e saíam na Mauro Fecury I, além da linha 315 Ilha da Paz. 
Com a criação do consórcio Beira-Mar, formado pelas empresas São Benedito e Taguatur, houve algumas mudanças nessa região, onde a linha 308 foi dividida em 5 linhas, sendo uma dessas através de fusão. A região é atendida por cerca de 23 ônibus distribuídos nas 7 linhas em dias úteis. Confira as linhas que compõe a região da Vila Nova:

T323 São Mateus/Vila Ariri (Taguatur) - tendo seu ponto final no Vila Nova, seguindo pela Av. José Sarney, vai pelo São Mateus retornando para essa mesma avenida, entrando na Vila Ariri e saindo no bairro do São Raimundo, indo pela Deodoro, Beira-Mar e Terminal Praia Grande.
T324 Vila Nova/Sol Nascente (São Benedito) - tendo seu ponto final na Vila Nova, segue pela Av. José Sarney, Av. Moçambique e saindo na Av. dos Portugueses, indo pela Deodoro, Av. Beira-Mar e Terminal Praia Grande, onde no seu retorno, o veículo vai até o final da Av. José Sarney, indo na região do Sol Nascente e retornando ao ponto final.
T325 Ilha da Paz/Mauro Fecury I (Taguatur) - tendo seu ponto final na Ilha da Paz, seguindo pela Mauro Fecury I ate a Avenida José Sarney e com destino a Deorodo, Beira-Mar e Terminal Praia Grande.
T326 Vila Nova/Mauro Fecury I (Taguatur) - tendo seu ponto final no Vila Nova, seguindo pela Av. José Sarney, entrando na Travessa Principal indo no bairro Mauro Fecury I, retornando a José Sarney e seguindo para a Deodoro, Beira-Mar e Terminal Praia Grande.
T408 Vila Nova/Calhau (Taguatur) - foi uma fusão entre as linhas T308 Vila Nova e T408 Calhau/Shopping, de início sendo operada através de consórcio entre as empresas Taguatur e São Benedito, linha essa que tem sua rota pelo Calhau, não indo pela Deodoro. Atualmente a linha é operada somente pela Taguatur e possui dois trajetos, um indo pelo Mauro Fecury I e outro indo pela São Mateus e Vila Ariri, fazendo o mesmo percurso das outras linhas.
A316 Vila São Luís (Taguatur) - é uma adjacente da Vila Nova, tendo o ponto final no próprio bairro, seu trajeto indo pela Mauro Fecury II, com destino até o Terminal Praia Grande.
A T308 tornou-se uma linha alimentadora, ficando com o código A308 Vila Nova (Taguatur), deixando de ir na Ilha da Paz, tendo seu trajeto agora somente na Mauro Fecury I, retornando a Avenida José Sarney e indo até o Terminal Praia Grande, mas ainda tem alguns veículos da linha que vão até a Deodoro, fazendo o mesmo percurso da linha 326.
Fonte: SportbuS Maranhão

Um comentário:

  1. Essa linha sao Mateus via ariri,ela passa pelo bairro são Raimundo ou esse nome faz parte do bairro que ele faz a linha?

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão