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terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Retrospectiva 2015: Urbano x Semiurbano

No terceiro dia da nossa retrospectiva 2015, iremos falar sobre as mudanças que estão ocorrendo no setor semiurbano da capital maranhense, fique por dentro através das matérias que o grupo SportbuS Maranhão está desenvolvendo.
O sistema semiurbano da capital maranhense, foi introduzido ao SIT - Sistema Integrado de Transportes no ano de 2007, empresas que tinham operações apenas nos municípios que formam a região metropolitana de São Luís, ganharam códigos para suas operações, como a: União Transportes que adquiriu o código 19, Trans Requinte com o código 20, Litoral com o código 21 e a Trans Luminense com o código 22. A Viação Primor e Taguatur, inicialmente ganharam códigos diferentes daqueles que já operavam em São Luís, respectivamente as empresas ficaram com os números 88 e 94, mas foi algo que não durou muito a acabaram ficando com o 36 e 34, códigos esses que são da operação urbana de São Luís, assim como a Solemar que continuou com o 43.
Em 2011, houve novas mudanças no sistema, onde as linhas foram separadas por bacias operacionais, como exemplo, as linhas que pertencem a região Cohama/Vinhais, todos os ônibus passaram a ser vermelhos, não importando em qual terminal ele era integrado. Com isso, as linhas que pertenciam a região de São José de Ribamar, todos os ônibus passaram a ser verde, essa mudança ocorreu de início, pela empresa 1001 Expresso/Solemar.

E no ano de 2014 para 2015, com a nova gestão das linhas semiurbanas (Governo do Estado), houve novas mudanças, as empresas que possuem linhas na região metropolitana de São Luís, passaram a ganhar novos códigos, algo que já deveria ter sido feito desde o começo. Com as mudanças, as empresas que operam em São Luís e tem linhas na região metropolitana ficaram divididas. Um dos motivos para que ocorresse essa mudança, foi a implantação do Bilhete Único, já que o mesmo está valendo apenas para o sistema urbano de São Luís, onde as empresas que operam na região metropolitana, como citado acima, estão sendo controladas pelo Governo do Estado e as urbanas pela prefeitura de São Luís, com isso, houve a implantação de validadores com biometria facial apenas para São Luís e os veículos do semiurbano, continuando com o sistema antigo. Confira abaixo uma tabela com as empresas e seus códigos no semiurbano.
Novas empresas foram entrando também na região metropolitana, como a Trans Premium que opera com o código 81 e a empresa Aroeiras que opera com o código 15.

Fonte: SportbuS Maranhão

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