Destaques no SportbuS

sábado, 5 de dezembro de 2015

O Bilhete Único

Como relatado em post anterior, será iniciado, ainda em Dezembro deste ano, o Bilhete Único.

O sistema do Bilhete Único terá suas operações iniciadas no dia 14/12, e, de acordo com a Prefeitura de São Luís, mediante lançamento realizado na última quarta-feira (02), o benefício será concedido apenas para as linhas conhecidas como: Alimentadoras, Circulares e Troncais do sistema urbano de São Luís. Confira conosco, o que significam essas três palavras dentro do nosso sistema.

- Alimentadora: Linha que sai do bairro, tem o destino até o terminal e retorna ao bairro.

- Circular: Linha que tem apenas um único sentido, não passando no mesmo ponto duas vezes.

- Troncal: Linha que sai do bairro, passa por um terminal e possui como destino o Centro da cidade.


As linhas alimentadoras terão como tempo limite para a integração temporal 45 minutos, em qualquer sentido, salvo a própria linha usada no primeiro transporte; as troncais e circulares possuem 90 minutos se forem no mesmo sentido e 45 minutos se forem em sentidos contrários, também não podendo utilizar a mesma linha 2 vezes.

Cada classificação das citadas, possuem dois pontos, um de IDA e outro de VOLTA, em relação as linhas Circulares, as empresas devem estabelecer pontos para fazer a troca do sentido. Vale ressaltar que a Integração Temporal só é válida para o sistema urbano de São Luís incluindo sua Zona Rural, as linhas da região metropolitana (Raposa, Ribamar e Paço do Lumiar) não estão incluídas.

Dias depois do anúncio feito pelo Prefeito Edivaldo Holanda Júnior, e a euforia dos usuários, por terem uma novidade tão benéfica, algumas perguntas começam a surgir. São elas:

1. Se toda integração gera perda de receita para o sistema, quem compensará este bilhete único em São Luís?

2. Os GPS instalados em todos os ônibus urbanos de São Luís estão em pleno funcionamento ou são falhos? Se falharem, como saber o sentido do ônibus e evitar as fraudes?

3. O Bilhete Único será 100% automatizado ou dependerá, mesmo que por vezes, dos cobradores?

4. Se as fraudes saírem do controle, como manter o sistema em funcionamento?


5. O tempo predeterminado será suficiente?

6. Os usuários do semiurbano se contentarão em ver a Integração Temporal apenas no sistema urbano?

Estes questionamentos, em hipótese alguma, tiram a maravilha desta implantação feita pela Prefeitura de São Luís, e mostra que estamos no caminho certo para a melhoria no sistema de transporte coletivo de São Luis. Fica o Parabéns do SportbuS!

*Atualizado às 17:27
Fonte: SportbuS Maranhão

3 comentários:

  1. Como o Bilhete Único tá começando agora, provavelmente vai estar em caráter experimental e com o tempo deve ser aperfeiçoado. Vejo muita gente reclamando da questão do tempo, mas só resta esperar pra ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, existe toda uma logística em cima desse projeto, agora é ver ele funcionando e visar o futuro, no que pode ser melhorado.

      Excluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão