Destaques no SportbuS

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Série: Mobilidade Urbana – Bilhete Único

Foi lançado, na manhã desta quarta-feira (2), no Palácio de La Ravardiére o Bilhete Único São Luís, que deverá começar a funcionar a partir do dia 14 de dezembro de 2015. 


Na verdade, o nome correto do que será implantado em São Luís é Integração Temporal, já que o nosso sistema possui (e continuará possuindo) 3 tarifas, sendo as 2 mais baratas sem integração, física ou temporal.

O Sistema de Bilhete Único ou Integração Temporal consiste em que o usuário poderá se locomover com mais facilidade e em menos tempo, sem a necessidade de ter que se deslocar até um terminal pra efetuar a troca de ônibus. Vale ressaltar que de acordo com o que foi divulgado só serão contempladas as linhas integradas do sistema urbano da capital maranhense, excluindo a região metropolitana que ainda terão que realizar a integração física, nos terminais. Confira abaixo, algumas diretrizes já oficializadas sobre o Bilhete Único:



- O usuário terá um tempo de 90 minutos para realizar a troca de um ônibus para outro, apenas do sistema integrado municipal, em um único sentido, por exemplo: Se o passageiro pegar um ônibus com o sentido IDA, a troca deverá ocorrer em outro ônibus no sentido IDA também, em linhas Troncais e Circulares.

- Não será necessário a troca de cartões para a utilização do sistema, os cartões atuais de meia-passagem e vale-transporte já poderão ser utilizados. 

- Apenas o titular do cartão poderá usufruir do benefício (meia-passagem ou gratuidade). No caso do vale-transporte, a integração temporal (gratuita), se aplica somente ao primeiro passageiro que utilizar o Cartão, aos demais que utilizarem o mesmo Cartão, não será concedido o benefício.

- O Bilhete Único será válido apenas nas linhas integradas urbanas (R$ 2,60) da capital (linhas troncais e circulares), o sistema da região metropolitana (Raposa, Ribamar e Paço do Lumiar) não estão incluídos.

- A troca do sentido ocorrerá através do sistema de GPS que está instalado nos validadores dos coletivos do sistema urbano da capital, o momento que não ocorrer essa troca, o próprio cobrador fará o serviço;

Outros pontos ainda estão em discussão, para que tudo esteja preparado no dia 14/12, como por exemplo se haverá um tempo para troca de ônibus em sentidos diferentes e o tempo para as linhas alimentadoras.


Os ônibus deverão receber adesivos no para-brisa dianteiro, informando o tipo da linha e se a mesma é contemplada com o serviço de Bilhete Único como uma forma de facilitar a vida do usuário, confira abaixo de como deverá ficar esses adesivos:



Fonte: SportbuS Maranhão/SMTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão