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quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Articulado x 15 Metros

São Luís está muito próximo de lançar o edital de licitação do transporte público de passageiros.


Uma das maiores dúvidas é quanto ao carregamento de passageiros nos corredores. Além dos coletivos já existentes, fala-se em veículos com maior capacidade, mas sem afirmar quais serão: 2 possibilidades existem, os articulados de 18 metros e os de eixo traseiro bi-direcional (trucado), de 15 metros.
O SportbuS, sabendo dessas possibilidades, estudou os 2 tipos de veículos para chegar a conclusão de qual é o ideal para São Luís. Abaixo está um comparativo interessante a você, leitor:

1) Qual o veículo carrega mais passageiros?
- Em princípio, o articulado, com capacidade de 170 passageiros. Mas o que se observa nos sistemas em que ele opera é que os usuários evitam ficar na área da articulação (sanfona) por tontura, fazendo que a capacidade dele fique mesmo, no horário de pico, longe da lotação máxima. O carregamento do veículo de 15 metros (cerca de 145 lugares) é melhor aproveitado, seja no pico ou fora dele.

2) Qual o veículo com melhor acesso aos bairros?
- Sem dúvida alguma, o de 15 metros, mas somente se for com o eixo traseiro bi-direcional. Algumas montadoras fazem o veículo de 15 metros, mas, sem este eixo adicional. Com isso, o giro do veículo fica muito limitado, permitindo apenas a circulação nas grandes avenidas. O mesmo ocorre com o articulado, que fica limitado a circular em avenidas largas. O veículo de 15 metros com eixo traseiro bi-direcional consegue um giro igual ou superior a um ônibus convencional (12 metros), e, com isso, circular nos corredores e também nos bairros.

3) Dirigibilidade
- O veículo de 15 metros tem um histórico de acidentes igual ao de um ônibus padrão (12 metros), bem menor que o histórico de acidentes do articulado. Isso ocorre porque os motoristas são habituados com o raio de giro e o balanço traseiro completamente diferentes do veículo articulado, e os acidentes acabam ocorrendo.

4) Consumo
- Se for levado em consideração o consumo de diesel, para um mesmo padrão de veículos (mesma marca de chassi, de carroceria e instalação de ar condicionado), a diferença em km/litro é muito grande, favorecendo, mais uma vez, o veículo de 15 metros. Enquanto que ele tem uma previsão de 1,8 km/litro de diesel, o articulado não consegue mais do que 1,3 km/litro de diesel.

5) Preço
- Tambem levando em consideração o consumo de diesel, para um mesmo padrão de veículos (mesma marca de chassi, de carroceria e instalação de ar condicionado), o valor do 15 metros é algo em torno de R$ 660.000,00 (seiscentos e sessenta mil reais), enquanto que o articulado atinge o valor de R$ 870.000,00 (oitocentos e setenta mil reais).
Enfim, para o sistema de São Luís, qualquer que seja a opção da Prefeitura será um avanço enorme para os usuários, mas, após esta análise, fica claro que, para a nossa realidade (piso, carregamento, tarifa etc) o veículo de 15 metros é o melhor custo-beneficio.

Fonte: SportbuS Maranhão/Scania

Um comentário:

  1. Pois o de 15m não veio mesmo, preferiram o articulado. Que é caro ein?!

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