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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Série: Relembrando os velhos tempos – Chassi Matra na 1001 Expresso

Caminhões e chassis de ônibus fabricados sob encomenda, entre 1987 e 1991, em Santa Catarina, pelo empresário proprietário da Santa Fé Veículos – Concessionária de bandeira Chevrolet daquele Estado. Em 1990, já sob a razão social Matra Máquinas de Transportes Ltda., com instalações em Palhoça, município próximo à área continental de Florianópolis, dois chassis de ônibus foram lançados, CMO-1615 e 1618. De concepção convencional, os dois diferiam pela motorização MWM de 5,9 l, o primeiro recebendo uma unidade aspirada de 138 cv, o segundo um turbo de 165 cv. Com 10,4 m de comprimento, os chassis tinham caixa sincronizada de cinco marchas, direção hidráulica e opção de eixo traseiro de duas velocidades. O fornecimento de chassis de ônibus ficou restrito ao mercado local.

E foi esse tipo de chassi que chegou a empresa Expresso Rodoviário 1001 Ltda., nos anos de 1991 e 1992, ao todo foram 24 unidades, sendo 20 no modelo Urbanus da fabricante Busscar, 3 no modelo Vitória da fabricante Caio e 1 no modelo Torino LN da fabricante Marcopolo, todos eles montados sobre chassi Matra CMO-1618. Esse tipo de chassi foi muito raro no Brasil, tendo em apenas alguns estados, a fabricação do mesmo não durou muito tempo.

Os prefixos das 24 unidades foram: Urbanus (42018, 42032, 42033, 42034, 42039, 42045, 42050, 42076, 42086, 42087, 42088, 42089, 42090, 42091, 42092, 42093, 42094, 42095, 42099 e 42100), Vitória (42096, 42097, 42098) e Torino LN (42085). Com a abertura da Expresso Solemar Ltda., alguns ônibus foram remanejados no final da década de 90, onde os veículos 42088 42089 42090 42091 e 42098 passaram a ser os veículos 288 289 290 291 e 298 operando na linha 4000 Araçagy, anos depois mais veículos passaram para a Solemar, ficando apenas 1 na 1001, sendo ele o 42050 que chegou a receber a cor verde (Terminal Cohab/Cohatrac) e outros receberam o dígito 3 em suas numerações, ficando na seguinte sequência: 318, 332, 333, 334, 339, 345, 376, 386, 387, 392, 393, 399 e 300. A equipe SportbuS não tem uma total certeza sobre o que foi feito com os veículos 42094 e 42095. Um dos 3 Vitórias foi para a Solemar também, além do que já operava no semiurbano, ele recebeu a pintura antiga do Terminal Praia Grande e ficou com o prefixo 43096. Já o Torino LN, passou também para a Solemar, recebendo o prefixo 385 e depois retornou para a 1001 Expresso, ganhando a pintura verde (Terminal Cohab/Cohatrac) e prefixo 42385. Até o final de 2004 e início de 2005 encontrava-se alguns ônibus sobre chassi Matra em operação na cidade.

Fonte: SportbuS Maranhão 
Algumas informações: Lexicar Brasil

8 comentários:

  1. Bela postagem! É sempre bom recordar. O que houve com os desativados? Há alguns ainda na garagem?

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    1. Obrigado amigo, isso é verdade. Quanto aos desativados, ainda tem alguns na garagem na Estrada da Maioba, mas estão sendo vendidos aos poucos.

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    2. Você poderia depois postar esses desativados?

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    3. Iremos fazer uma matéria falando apenas deles, estamos aguardando a empresa realizar mais algumas mudanças.

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  2. O 42085, não sei pq, por volta de 2004 teve uma troca de chassi e recebeu o chassi MBB- 1115 se não me enganou, era perceptível pois a sonoridade do motor logo mudou.

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    1. Isso, no caso apenas o motor dele foi trocado, mas ficou bem estranho.

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  3. Matéria boa demais. Lembro que quando eu era guri eu pegava os Matra e sentava na cadeira que ficava logo acima da descarga só pra ouvir o ronco dele, era demais!!!

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  4. Bons tempos saudades desses Buzzo!

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