Destaques no SportbuS

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Entendendo um pouco sobre o nosso sistema – Códigos das linhas e seus significados

O grupo SportbuS Maranhão reuniu informações acerca das linhas que operam no sistema de transporte coletivo da capital, ao todo temos 232 linhas sendo 165 linhas urbanas de São Luís e 67 da região metropolitana, linhas essas que estão divididas entre 42 empresas, sendo 25 no sistema urbano e 17 no sistema semiurbano.


Mas, o que realmente iremos mostrar nessa matéria, são os significados das letras existentes em cada linha. As linhas do sistema de transporte de São Luís sofreram alterações a partir do ano de 2003, quando foi inaugurado o segundo terminal da Ilha, o Terminal do São Cristóvão, no qual, continuaram com o sentido de agrupar por regiões, mas nesse caso, seria o agrupamento por terminal, ficando desta forma:

030 a 039; 330 a 399 – Terminal Distrito Industrial

040 a 049 e 060 a 079; 660 a 699 – Terminal São Cristóvão

050 a 059; 550 a 599 – Terminal Cohama/Vinhais

080 a 099; 880 a 899 – Terminal Cohab/Cohatrac

960 a 997 – Semiurbano (Paço do Lumiar, Ribamar e Raposa).

Em relação as séries a partir de 330, 550, 660 e 880 nem todas as vagas foram ocupadas, mas recebem esse espaço devido a algumas linhas ficarem com códigos fora de ordem, como exemplo na área do Distrito Industrial a linha 350 Residencial Ribeira/Terminal, na área Cohama/Vinhais a linha 585 Parque Jair/Terminal Cohama.

Com essas mudanças, cada linha começou a ganhar uma letra a frente dos 3 dígitos, sendo que cada letra dessa tem um significado, como você pode conferir abaixo:

A – Alimentador: Linha que sai do bairro, tem o destino até o Terminal e retorna ao bairro.
C – Circular: Linha que tem apenas um único sentido, não passando no mesmo ponto duas vezes.
E – Executivo: Linha não integrada, que possuem ônibus com ar condicionado.
R – Remanescente: Linha que não teve seu itinerário alterado com a criação do Sistema Integrado de Transporte (SIT), a mesma não é integrada e/ou possui tarifa reduzida.
T – Troncal: Linha que sai do bairro, passa por um terminal e tem rota até ao Centro.
Há algumas linhas classificadas como semi-expressas, que receberam a característica de Troncal, mas que não são integradas, como por exemplo a linha T043 Cidade Operária/101/São Francisco. A série de 040 a 049 foi criada para a área do São Cristóvão, devido não haver mais vagas na série de 060 a 079.
As linhas que pertencem somente ao terminal da Praia Grande, não sofreram alterações, algumas linhas mesmo sendo integradas, não receberam nenhum tipo de letra na inicial da linha, principalmente porque as empresas não colocaram, como por exemplo a 609 Parque Timbira/Bom Jesus. Algumas linhas por não haver mais vagas na série de prefixos de linhas dos terminais, continuaram com o mesmo código, como é o exemplo da 506 Vinhais São Francisco.
Também existem linhas não integradas que operam na região metropolitana, que não ganharam nenhuma dessas letras, ou seja, não pertencem ao SIT. Essas letras serão de suma importância para o sistema do Bilhete Único, que deverá ser lançado em breve pela Prefeitura de São Luís.

Fonte: SportbuS Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão