Destaques no SportbuS

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Início do transporte seletivo na capital

A Viação Primor foi a primeira empresa a inaugurar o serviço seletivo na capital maranhense, isso no ano de 1998, um serviço que contou de início, com 5 micro-ônibus (36500 a 36504), modelo Senior GV da fabricante Marcopolo, montados sobre chassi Mercedes-Benz LO-814, micros que possuíam ar condicionado, poltronas confortáveis e som ambiente.

A primeira linha da empresa que recebeu esse serviço foi a 506-S Parque Shalom via Vinhais São Francisco, a linha operou diariamente, das 6:30 às 20:30, em intervalos de 12 minutos para cada saída. O valor da passagem de R$ 1,00 e as paradas foram as mesmas do sistema convencional. O motorista do micro-ônibus só poderia atender ao sinal, até a sua lotação de 29 passageiros sentados. A linha contava com o seguinte itinerário: Vinhais, São Francisco, Praça Deodoro, Rua do Passeio, Avenida Getúlio Vargas, Avenida dos Franceses, Avenida Daniel de La Touche, Vinhais e Parque Shalom.

Um prazo de 45 dias foi estabelecido, na época, para que todas as empresas do transporte coletivo da cidade, de acordo com o secretário Pádua Nazareno, da Semtur, deveriam estar recebendo seus micro-ônibus, perfazendo um total de 10% dos ônibus do sistema convencional. Os bairros que seriam beneficiados com a operação dos mesmos estavam sendo definidos pela Semtur, mas no primeiro momento, as possíveis linhas que poderiam ganhar o serviço foram: UFMA, Uema, Calhau/São Francisco, Bairro de Fátima, Alemanha e Circular 1.
Segundo o prefeito da época Jackson Lago, além do serviço seletivo permitir mais conforto aos usuários de transporte coletivo, o grande objetivo da prefeitura – que gerencia o projeto – é reduzir o número de carros particulares no Centro da cidade. Os micro-ônibus foram padronizados na cor verde destacando nas laterais, desenhos de azulejos coloniais com a frase “São Luís, Cidade Cultural, Patrimônio da Humanidade”, em alusão ao título concedido pela Unesco à capital maranhense.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão/SportbuS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão