Destaques no SportbuS

domingo, 15 de novembro de 2015

Histórico do código 22

Na capital maranhense, 3 empresas de transporte já possuíram o código 22 e uma atualmente está operando com esse código, confira conosco algumas informações sobre essas 4 empresas:

Com as mudanças que ocorreram a partir do ano de 1993, a primeira empresa a receber o código foi a Dois Irmãos, uma empresa que tinha sua principal área de atuação, a zona rural de São Luís, as linhas que eram de concessão da empresa foram: 001 Estiva, 004 Quebra Pote, 009 Coqueiro, 011 Itapera/Rio Grande, 012 Vila Nova República, 014 Vila Sarney/Rodoviária, 909 Planalto/São Bernardo, 918 Parque dos Sabiás e 93 Vila Brasil*. A empresa deixou de operar em 1997, onde suas linhas foram distribuídas entre 3 empresas na época, São Benedito, Taguatur/Santa Clara e Gonçalves.


Logo com a saída da Auto Viação Dois Irmãos Ltda, a empresa Santa Maria adquiriu o código 22, uma empresa que mantinha suas operações na região da Cidade Operária e Raposa (Semiurbano). As linhas que eram de concessão da empresa em São Luís, foram: 904 Uema via Anil, 914 Cidade Operária/Jardim América e 921 Geniparana/João Paulo. A empresa não durou muito tempo nessas linhas e ficou operando apenas no semiurbano, onde tinha as concessões da: Raposa via Araçagy, Raposa via Bom Viver, Raposa via Maioba e Itapeua/Cumbique.
Anos depois, já com o Sistema Integrado de Transportes (SIT), o transporte foi sofrendo uma série de mudanças e entre elas estava a integração das linhas semiurbanas e com isso, as empresas que atuavam na região metropolitana, passaram a ter códigos e uma empresa que ficou com o código 22 foi a TransLuminense, uma empresa pequena que operava com cerca de 5 veículos apenas e tinha uma única linha na região, a A964 Iguaiba/Paço do Lumiar/Terminal Cohab, a empresa não resistiu muito a acabou saindo do sistema.
Recentemente, também na área do semiurbano, uma empresa atua com o código 22 dentro da capital maranhense, devido a novas mudanças no sistema semiurbano, onde as empresas que operam em linhas urbanas e semiurbanas, tiveram que ganhar novos códigos para os veículos que operam na Região Metropolitana de São Luís e uma delas foi a Marina, que acabou ficando com o código 22 e sendo a 4° empresa a ter esse código na capital, a empresa Marina hoje opera nas linhas: T063 Jardim Tropical/Santos Dumont e T064 Jardim Tropical/São Francisco, no sistema semiurbano.







*As linhas antes de 1993, possuíam apenas 2 dígitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão