Destaques no SportbuS

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Série: Relembrando os velhos tempos - Paradas seletivas na Praça Deodoro

Você se lembra de que na década de 90, cada parada existente na Praça Deodoro, no Centro da capital, possuía uma letra? Se você não conhece essa história, acompanhe a nossa matéria. 

Durante a década de 90, o Centro da capital, especificamente a Praça Deodoro, começou a ganhar uma nova organização na área de transporte, onde cada parada que até hoje existe no local, recebeu uma letra, ou seja, cada letra recebia um conjunto de linhas e assim, os ônibus só paravam em suas respectivas paradas, infelizmente não temos um total conhecimento de todos os conjuntos de linhas por suas letras, mas, tentaremos demonstrar algumas aqui em nossa matéria.

As paradas de A a F, eram as paradas localizadas ao lado do colégio Liceu Maranhense, onde paravam a maioria das linhas da região Itaqui-Bacanga, sentido Parque Bom Menino/Areinha. 


Na região onde se concentram as paradas G, H e I são as linhas via Rua do Passeio, na parada H é onde paravam algumas linhas da Primor como a 502 Cohama e 505 Recanto Vinhais. 



No outro lado, onde compreendem as paradas J, K e L são as linhas que tanto vão pela Rua do Passeio como as que descem pra Rua Rio Branco, na parada J ainda é de costume parar algumas linhas como a 204 Alemanha e 205 Bom Milagre, na parada K as linhas 925 Socorrão 2/Rodoviária, 910 Uema-Ipase, 923 Cidade Olímpica/Ipase e na parada L, as linhas que compreendem a região do Calhau.





Na parada M, que está já na Rua Rio Branco, praticamente, compreende as linhas do Itaqui-Bacanga sentido Av. Beira Mar. 


Na parte da Deodoro onde passam as linhas que descem diretamente pela Rua Rio Branco, as paradas ao lado do Sesc localizavam-se a N, O e P, onde na parada N situavam-se algumas linhas como 709 Parque Vitória, 715 Parque Vitória/São Francisco, na parada O a 804 Cohatrac IV e 816 Cohatrac V/São Francisco II e na parada P, as linhas 808 Circular 2, 501 Angelim, 507 Bequimão Ipase, entre outros. 


Já na parte final, as paradas Q e R, onde na parada Q compreende algumas linhas como a 706 Divinéia e 014 Vila Sarney/Industrial e na parada R linhas como a 504 Pão de Açúcar, 905 João de Deus e 705 Sol e Mar. 


Abaixo, um esquema de como se configurava cada parada pelas letras, onde podemos dizer que era tipo um sistema BRS, como é conhecido atualmente. 


Na Deodoro ainda podemos ver algumas linhas parando em suas respectivas paradas, mas nada comparado ao que era antes, bons tempos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Top 10 da semana SportbuS Maranhão