Destaques no SportbuS

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Entendendo um pouco sobre o nosso sistema – 3° Parte

Ainda falando sobre o nosso sistema antes do SIT, hoje iremos abordar um pouco mais sobre a época que compreende de 1996 a 2002, com foco na frota da época.


Final da década de 90, a frota de praticamente todas as empresas da ilha se renovava constantemente, todo ano cada empresa trazia suas novidades, período que os ônibus antigos da década de 80 e início da década de 90 iam embora e chegava a modernidade. Um modelo bastante visado pelos empresários era o Busscar Urbanus 1995, praticamente todas as empresas tiveram exemplares desse magnífico modelo em vários tipos de chassis (Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford e Scania), outro modelo que fez sucesso em São Luís e que na época estava começando a sair de operação, era o Vitória da fabricante Caio que também teve em vários tipos de chassis (Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford e Scania), um outro modelo onde, algumas empresas compraram nesse período foi o Thor da fabricante Engerauto, onde a Viação Norte Brasileiro, Viação Pelé, Transmil, Viação Moraújo, Empresa São Luís, Autoviaria Matos, Empresa Gonçalves, Empresa Santa Maria, Viação Pericumã fizeram pequenas e médias compras desse modelo, tornando-se um sucesso em nossa cidade.





Com o passar dos anos, as novidades foram chegando a São Luís, começando com a Viação Abreu, que trouxe os primeiros Caio Apache S21, além dos primeiros Marcopolo Torino 1999, a empresa Autoviaria Menino Jesus de Praga trouxe os primeiros Comil Svelto 1996 e a Marina trouxe em primeira mão, o Comil Svelto 2000. 





A empresa Taguatur, junto com a Viação Abreu e Autoviaria Matos trouxeram os primeiros Urbanuss e assim pudemos perceber que a Busscar, Caio e Marcopolo eram febre naquela época. Com o passar dos anos e a chegada do SIT, novos modelos de ônibus foram entrando no sistema e os antigos saindo de circulação, atualmente ainda vemos ônibus da década de 90 circulando em nossa cidade, o que tem se tornado uma raridade a cada dia.




Um comentário:

  1. Taguatur da área do Bacanga era todo azul como a penúltima foto, e os da Taguatur que rodava pro Maiobão era o mesmo azul, mas com uma faixa branca na lateral. Velhos tempos!!!

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão