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terça-feira, 15 de setembro de 2015

Primeiros Neobus Mega da Ilha

A Expresso Rodoviária 1001 LTDA, criada na década de 80 pelo proprietário Euler Duarte vindo de Minas Gerais, entrou no sistema de transporte da capital operando as linhas na região do Turú/Cohab, com o crescimento da cidade, na década de 90 foi criada mais uma empresa pelo mesmo dono, a Expresso Solemar LTDA, onde estaria atuando na área semiurbana de São Luís, a Solemar nasceu devido a compra de uma empresa que operava na linha Araçagy, a Transporte Rodoviário Arariense e assim, o grupo de empresas do Sr. Euler foi crescendo dentro da ilha de São Luís e região metropolitana, assim, foi preciso investir em sua frota. 
A 1001 Expresso, como é conhecida popularmente, trouxe algumas novidades inéditas para a cidade e uma delas foi a aquisição de 12 ônibus da carroceria Neobus e modelo Mega 2000, vindos de sua filial na Bahia (Transporte Urbano São Miguel) por volta do ano de 2001, onde os 12 veículos são equipados com o chassi Volkswagen 16-210 Euro II e eles vieram na época, para reforçar a frota da Expresso Solemar, onde receberam os prefixos 43441 a 43452, foi o único modelo da ilha adquirido por uma única empresa. 
Com a compra de algumas empresas no ano de 2002, a empresa precisou remanejar os 12 Neobus para a 1001 Expresso, onde receberam os prefixos 42174 a 42185 e colocados em duas linhas da empresa, 708 Santa Rosa/São Francisco, 708 Santa Rosa/Vila Luizão/São Francisco e 715 Parque Vitória/São Francisco. Com a chegada do SIT – Sistema Integrado de Transportes, os veículos receberam a coloração vermelha da área Cohama/Vinhais. Com a aquisição de novos ônibus em 2011, 11 dos 12 Neobus receberam a pintura verde da área Cohab/Cohatrac. 
No ano de 2008 a empresa trouxe mais alguns modelos Mega 2000, vindos de sua filial (Empresa São Miguel) e com uma grande novidade para a época, os 8 ônibus vieram com a motorização traseira, Mercedes-Benz OH-1420 hidramático, o que foi raro na ilha de São Luís, onde 6 dos 8 ônibus receberam a pintura verde (área Cohab/Cohatrac), receberam os prefixos 42019, 42020, 42021, 42022, 42025 e 42026, iniciaram suas operações na linha C089 Circular/Rodoviária e 1 deles ficou no Apoio/Terminal até ser desativado, devido a extinção da linha C089, os ônibus foram remanejados para as linhas T094 Forquilha Shopping São Luís, T095 Forquilha Ipase e T096 Popular Ipase, 1 para cada linha e logo em seguida, foram desativados. Os outros dois que vieram para São Luís, chegaram na pintura original da empresa São Miguel, filial do grupo Duarte em Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, passaram toda a sua vida no Apoio/Terminal, sendo que os dois receberam prefixos 42023 e 42024, onde tempos depois o veículo 42023 se tornou 43023 e recebeu pintura do consórcio Rio Anil (branco) e o 42024 recebeu a pintura da área Cohab/Cohatrac (verde). 
E por último a empresa trouxe mais 6 modelos Mega 2000 vindos de sua filial no Rio de Janeiro (Empresa São Miguel), equipados com o chassi Volkswagen 16-210 Euro II, os 6 ônibus receberam os prefixos 43325, 43330, 43331, 43332, 43333, 43334 e eram menores que os 12 que vieram primeiro para a cidade, eles receberam a pintura amarela (área São Cristóvão) e rodaram nas linhas que pertencem a empresa dentro do consórcio São Cristóvão. Hoje, operam apenas alguns deles pelas duas empresas, alguns com linha fixa e outros reservas ou apoios. 
Fonte: SportbuS Maranhão

2 comentários:

  1. Muito bacana essa matéria. Mostra que a 1001 tem muita simpatia pelos Megas e motor traseiro automático ainda por cima. Parabéns Sporbuss.

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