Destaques no SportbuS

domingo, 6 de setembro de 2015

Após 12 anos, Viação Litoral encerra suas operações

É com muito pesar que o SportbusS – MA informa que, após 12 anos de operações, a Empresa Litoral deixa de operar no Sistema Urbano de São Luís. 


A empresa que inicialmente tinha o nome de Viação Santa Maria Transporte e Turismo LTDA, foi fundada pelo empresário Juvêncio Marcos de Abreu Filho em 1993, onde a mesma iniciou suas operações nas linhas Cidade Operária/Jardim América, Uema/Anil e Vila Geniparana/João Paulo, na cidade de São Luís e no município de Raposa, operava nas linhas Raposa via Araçagy, Raposa via Bom Viver e Raposa via Maioba. No dia 01/09/1997 a empresa mudou sua razão social para Viação Santa Maria LTDA. 


Em 1998, a empresa já possuía 19 ônibus em sua frota, as linhas que ela possuía dentro da cidade de São Luís, acabaram indo para outras empresas como: Viação Norte Brasileiro que ficou com a Uema/Anil e Cidade Operária/Jardim América e a empresa Santo Antônio que ficou com a linha Vila Geniparana/João Paulo e assim, ficando apenas nas operações no município de Raposa. 


Na década de 2000, a empresa trouxe 2 unidades do Marcopolo Viale e 1 unidade do Caio Apache S21 (um dos primeiros da Ilha), um detalhe interessante era que eles possuíam ar condicionado. Na mesma década alterou novamente sua razão social, colocando o nome da empresa como Viação Litoral LTDA, assim, fazendo-se extinta a Viação Santa Maria e ganhando a linha Itapeua Cumbique. 


Dentro da gestão Litoral, a empresa operava com muitos ônibus seminovos, no decorrer de sua história, de veículos novos que a empresa adquiriu foram: 2 Busscar Urbanuss Pluss 2005, equipados com os chassis Volkswagen 15.180 EOD, onde receberam os prefixos 014 e 020, 2 Mascarello Gran Midi 2005, equipados com os chassis Volkswagen 15.180 EOD, onde receberam os prefixos 013 e 018 e a sua última aquisição foram de 3 Comil Svelto 2009, equipados com os chassis Volkswagen 17-230 EOD V-Tronic e receberam os prefixos 21-005, 21-006 e 21-007. Quando as linhas do município de Raposa entraram para o Sistema Integrado de Transporte – SIT, os ônibus receberam a padronização na cor cinza, posteriormente houve a mudança para a cor verde. 


Uma das curiosidades sobre a empresa, com relação a sua frota ocorreu em meados de 2008, onde a empresa trouxe para a ilha de São Luís, 2 Busscar Urbanuss, equipados com os chassis Volvo B7R, onde um deles era piso baixo, sendo assim, um veículo único em nosso sistema de transporte, pena que esses dois veículos não duraram muito tempo circulando. Outras curiosidades foram a aquisição de um Marcopolo, modelo Torino GV curto com chassi Mercedes-Benz OF-1314 e 3 Caio, modelo Alpha, vindos de Fortaleza, equipados com chassi Mercedes-Benz OF-1620, onde tornaram-se veículos raros na cidade, pois praticamente não houve esse modelo circulando nas ruas de São Luís. 

Modelos raros na Ilha
Em 2011, a Transportes Coletivos Maranhense fez a compra das linhas do município de Raposa, com isso a Viação Litoral saiu daquela região e começou a operar em algumas linhas do Consórcio São Cristóvão, como: T061 Santa Clara/João Paulo, T064 Jardim Tropical/São Francisco, T070 Uema-ipase e A672 Santa Maria, ficando até o dia 01/09/2015 e assim, deixando o Sistema Integrado de Transportes. Uma empresa de tradição, que trouxe modelos raros, além de “novidades” e que ficará agora, em nossas memórias. 

2 comentários:

  1. Uma bela história de uma empresa de fortes características e inovações como ônibus de piso baixo, com motor central, ar condicionado, midis e outros.
    Boa matéria Sportbuss.

    ResponderExcluir
  2. Interessante saber essas curiosidades e parabéns pela pesquisa minuciosa e trabalhosa...mas foi uma empresa que acrescentou nada em qualidade do transporte público. Mas pra nós valeu recordar as suas raridades.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão