Destaques no SportbuS

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Único ônibus com janelas seladas que operou em São Luís

No início dos anos 2000 onde ainda se podia admirar a pintura de cada empresa que operava no sistema da época, era um show de cores pela cidade, além do sistema executivo, começou a chegar os modernos modelos da época equipados com ar condicionado, dando início pela Empresa Gonçalves, onde adquiriu 10 ônibus modelo Viale, da fabricante Marcopolo equipado com o chassi Mercedes-Benz OF-1721, a Empresa Litoral também trouxe 2 ônibus, modelo Viale equipado com ar condicionado e chassi Volkswagen 16-210 Euro II.

Mas um ônibus chamou a atenção da população na época, além do modelo Viale, a empresa Gonçalves adquiriu no ano de 2001, o seu único veículo com as janelas seladas e também foi o único que a cidade de São Luís teve, o ônibus possui chassi Mercedes-Benz OF-1721, modelo Urbanuss Pluss da fabricante Busscar, fez sucesso nas ruas da cidade na época, o famoso “geladinho” operava na linha 912 Rodoviária São Francisco e recebeu o prefixo 26062. 
Mas, pena que tudo que é bom dura pouco, então com a entrada do SIT (Sistema Integrado de Transportes) e o custo que era preciso para fazer a manutenção tanto do veículo quanto ao ar condicionado, o mesmo teve que ser vendido, já que a empresa desativou os equipamentos dos Viales e devido o veículo ter todas as janelas seladas, era praticamente impossível continuar rodando aqui na cidade. Hoje o ônibus se encontra em Tocantins na cidade de Gurupi. 
Fonte: SportbuS Maranhão

Um comentário:

  1. Eu lembro desse rodoviária sao francisco. O Marcopolo não tinha ferros de segurar na parte da central de ar, no meio do ônibus. A gente tinha que passa se segurando nas alças dos bancos. Lotado era um sufoco passar. Fora a pingadeira do ar nos banco em baixo do ar.

    ResponderExcluir

Top 10 da semana SportbuS Maranhão