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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Autoviaria Matos: 35 veículos novos adquiridos em 19 anos

O SportbuS Maranhão realizou uma pesquisa para saber, e repassar, informações sobre a quantidade de carros novos adquiridos de fábrica para a Autoviária Matos, que faz parte do nosso sistema de transportes de São Luís.


A pesquisa analisa somente os veículos que vieram de fábrica, dentre o período que compreende o ano de 1996 até o momento. A Autoviaria Matos é uma empresa pequena no sistema urbano de São Luís. Criada no ano de 1969, a empresa iniciou suas operações em algumas linhas da região do Bairro de Fátima/Pq. Pindorama, onde o dono da empresa iniciou com um ônibus artesanal, carroceria de madeira onde fazia linha para o Bairro de Fátima e ao longo do tempo, a empresa veio crescendo no setor. Em 1978 a empresa já estava com 12 ônibus e no ano de 1997, chegou o máximo de 30 ônibus em sua frota. 

A partir do ano de 1996, a empresa comprou da fabricante Busscar, 5 carrocerias Urbanus Fase 2, equipado com o chassi MB OF-1318 e com prefixos que íam do 28031 ao 28035, sendo a maior compra feita no ano. 

Em 1997, a empresa adquiriu um modelo único em sua frota, carroceria Engerauto e modelo Thor, foi o único Ford B-1618 a operar pela empresa, esse veículo chegou a rodar na cidade com a antiga pintura do Terminal Praia Grande na linha 609 Parque Timbira/Bom Jesus e recebeu o prefixo 28009. 
Em 1998, a empresa também fez uma única compra, uma encomenda da fabricante Busscar, modelo Urbanus Fase 2 equipado com o chassi MB OF-1318, recebeu o prefixo 28036. 
Em 1999, foram adquiridos 2 ônibus, do mais novo modelo da época que ao longo dos anos fez sucesso pelo Brasil inteiro, era o modelo Urbanuss da fabricante Busscar. Um dos veículos que recebeu o prefixo 28015 equipado com o chassi MB OF-1417, foi o único modelo da empresa a possuí esse tipo de chassi e, além disso, o veículo teve uma adaptação na porta traseira onde, recebeu elevador para portadores de deficiência física e assim, foi o primeiro ônibus da empresa a ter elevador. Já o outro que recebeu o prefixo 28016, foi equipado com o chassi MB OF-1721 e até o momento, se encontra na empresa, mas, já fora de operação.
Nos anos 2000 e 2001, a empresa tornou a comprar o modelo Urbanuss da fabricante Busscar, equipado com o chassi MB OF-1721, eram 4 ônibus onde receberam os prefixos 28010, 28017, 28024 e 28025, onde 3 deles estão fora de operação e um foi vendido. 
Em 2002, a empresa resolveu variar um pouco a frota, compradora fiel da Busscar, agora vem com o modelo Apache S21 da fabricante Caio Induscar, foram 2 ônibus com prefixos 28014 e 28026, onde o 28014 chegou na cidade com a antiga pintura do Terminal de Integração da Praia Grande e operava na linha 609 Parque Timbira/Bom Jesus, os 2 veículos são equipados com o chassi MB OF-1721. Em 2003, torna a adquiri mais um modelo Apache S21, com o prefixo 28021 e chassi MB OF-1721. 
No ano de 2004, a empresa adquire pela primeira e única vez o modelo Apache STD da fabricante Caio Induscar, equipado com o chassi MB OF-1722 e prefixo 28022, o veículo chegou com a antiga pintura do Terminal Praia Grande, mas, com o início do consórcio Rio Anil, onde hoje a empresa opera, o veículo foi pintado na cor do consórcio (branco) e assim iniciou sua operação. No mesmo ano, a empresa adquiri mais uma vez ônibus com a fabricante Busscar e dessa vez, veio mais um modelo Urbanuss, equipado com o chassi MB OF-1418 e prefixo 28020. 
Após 10 anos sem adquiri ônibus com chassi Volkswagen, a empresa, no ano de 2005 adquire mais um modelo Urbanuss, equipado com o chassi VW 15-180 EOD e prefixo 28006, sendo o primeiro ônibus da empresa a vim de fábrica com a pintura do consórcio Rio Anil, esse foi o último Volkswagen da empresa, a partir de 2006 a Autoviaria Matos fica somente com o Mercedes-Benz. Segundo informações da empresa, a afeição pelo chassi MB se trata por questões técnicas, onde há uma facilidade na manutenção de seus veículos. 
Em 2006, a empresa parte para compra do recém lançado modelo Urbanuss Ecoss da fabricante Busscar, equipado com o chassi MB OF-1418 e prefixo 28002, a empresa começa comprando apenas 1 e no mesmo ano, ela adquire o seu último modelo Urbanuss, equipado com o chassi MB OF-1418 e prefixo 28004. Em 2007, chegam mais 2 modelos Urbanuss Ecoss, equipados com chassi MB OF-1418 e prefixos 28001 e 28007, esses foram os últimos ônibus em que a empresa comprou da fabricante Busscar, devido a crise instalada na mesma. 
A Autoviaria Matos torna a comprar com a fabricante Caio Induscar e em 2009 adquire 2 modelos Apache S22, equipados com chassi MB OF-1418 e prefixo 28003 e 28009, sendo o 28003 o primeiro da empresa a ser equipado com o elevador para cadeirantes, vindo de fábrica. No ano de 2010, a empresa torna a trazer mais 2 ônibus modelos Apache S22, equipados com chassi MB OF-1418 e prefixos 28032 e 28035, eles substituem os Urbanus 1996. 
Seguindo com as renovações, no ano de 2011, a empresa compra seus 2 únicos modelos GranVia Midi da fabricante Mascarello, equipados com o chassi MB OF-1418 e prefixos 28033 e 28034, eles substituem os Urbanus 1996. 
Em 2012, a empresa adquire o modelo Apache Vip 2 da fabricante Caio Induscar, onde o modelo se tornou uma “febre” aqui na época, a cidade onde antes era cheia de Busscar, se tornou a cidade dos Caio Apache Vip. Os 4 ônibus adquiridos são equipados com o chassi MB OF-1418 e possuem prefixos 28005, 28008, 28011 e 28012. 
Encerrando as renovações, a empresa opta pela fabricante Comil no ano de 2014, trazendo para São Luís o modelo Svelto, os 2 ônibus são equipados com o chassi MB OF-1721 Bluetec V e prefixos 28010 e 28015, são os 2 primeiros ônibus da frota e ter a tecnologia Bluetec 5.
Em 19 anos foram 35 ônibus novos para a empresa, por se tratar de uma empresa de pequeno porte, a mesma só faz pedidos pequenos em cada ano.

Fonte: SportbuS Maranhão

2 comentários:

  1. Um belo histórico das mais tradicionais empresas de São Luís.

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  2. Essa reportagem trata de um histórico de operação da empresa e como opera atualmente. É uma das empresas tradicionais de São Luís.

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